quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ERRADICANDO OS BEZERROS DE OURO


O Princípio do bezerro de ouro

TEXTO: EX. 32: 1-10 

INTRODUÇÃO: O monte Sinai foi palco de grandes acontecimentos do Povo de Deus no Antigo Testamento. Alguns deles alegraram o coração de Deus, porém, outros irritaram a Deus profundamente. Neste mesmo lugar eles fizeram algo que desagradou tanto ao Senhor que quase foram exterminados de sua presença para sempre, e se não fosse a misericórdia do Senhor e a intercessão de Moisés o povo hebreu deixaria de existir. Apesar de toda essa glória, construíram um bezerro de ouro. Temos um ambiente perfeito para experimentarmos muito mais de Deus, ver suas promessas realizadas em nós e realizarmos a maior colheita da historia desta igreja. Portanto, a única coisa ou o único impedimento de contemplarmos a realização de tudo que ouvimos e falamos é o bezerro de ouro.
O bezerro de ouro simboliza um princípio espiritual. Quando substituímos o Senhor por qualquer outra coisa, ou quando misturamos a adoração ao Senhor com qualquer outra coisa, estamos entrando no princípio do bezerro de ouro. Quando colocamos o nosso coração, quando colocamos o nosso prazer em qualquer coisa, ao lado do Senhor ou na frente, estamos criando um bezerro de ouro para nós.

6 PRINCÍPIOS PARA DIAGNOSTICAR SE HÁ BEZERRO DE OURO ENTRE NÓS

1. O BEZERRO DE OURO SURGE QUANDO NÃO ESPERAMOS PELO MOVER DE DEUS (V 1):
Todo mover humano é um bezerro de ouro. O mover de Deus é gerado no monte e pode levar muito tempo. Precisamos aprender a esperar em Deus. Temos pregado sobre o mover do Espírito, temos pregado sobre as promessas que Deus vai cumprir em sua vida. Mas tem pessoas que não aguentam esperar e acabam querendo fazer o papel de Deus.

2. O BEZERRO DE OURO SURGE DE NOSSO PRÓPRIO EGO (V 2): Neste verso vemos que o bezerro foi feito das argolas e brincos das pessoas. A bíblia não está falando se o brinco é de Deus ou do diabo. O princípio aqui é o seguinte: os brincos e as argolas eram um símbolo de embelezamento e até hoje são. O embelezamento é um símbolo bíblico da adoração a si mesmo, ou seja, do ego centralizado em oposição a vontade de Deus. Em todo lugar onde a obra é feita a partir da vaidade humana teremos um bezerro de ouro.

3. O BEZERRO DE OURO É UMA USURPAÇÃO DE SATANÁS DOS NOSSOS DONS, DINHEIRO E TALENTO (Ex 35:5): O bezerro foi feito de muito ouro. O ouro que deveria ser para Deus foi desperdiçado na idolatria. O primeiro item que Deus mandou que Israel trouxesse como oferta foi o ouro. Existem coisas em nós que Deus deseja que ofereçamos a Ele, mas o inimigo deseja usurpar e usar tais dons para ele. Qualquer dom, dinheiro e talento usado fora do contexto da vontade de Deus pode ser um bezerro de ouro.

4. O BEZERRO DE OURO SURGE PARA TESTAR QUEM NÓS SOMOS (V.3-4): Quem fez o bezerro de ouro? Foi o sacerdote Arão. Ele não era um falso sacerdote, ele era um grande homem de Deus.Quem faz bezerro de ouro são aqueles que estão envolvidos na obra do Senhor. A própria obra pode se tornar um grande bezerro de ouro. Nós os líderes da casa de Deus, precisamos ser cuidadosos para não criarmos bezerros de ouro em nossas igrejas, em nossas obras diante de Deus. Muitas vezes a própria obra se torna um bezerro de ouro.

5. O BEZERRO DE OURO SURGE QUANDO CONFUNDIMOS DIVERSÃO COM ADORAÇÃO (V.5-6): No verso 6 vemos que o bezerro está também associado com a diversão e o entretenimento. Quando transformamos a obra de Deus ou o culto em mero entretenimento para os santos, estamos edificando um bezerro de ouro. Há uma diferença entre a celebração de vencedores e o entretenimento pelo prazer. Precisamos ter cuidado para não estarmos adorando o divertimento quando nos reunimos e assim fingimos estar adorando a Deus.

6 . VENCENDO O BEZERRO DE OURO PELO PRINCÍPIO DO SACERDÓCIO: A maneira de vencermos o bezerro de ouro é entrando no princípio do sacerdócio. A partir do verso 25 vemos que a tribo de Levi foi escolhida no lugar de Israel como sacerdotes diante do Senhor, porque venceram o bezerro de ouro.
a.    Temos que ser pelo e para o Senhor: Moisés perguntou quem era pelo Senhor e apenas os levitas se apresentaram.
b. Não amaram mais a si mesmos do que a Deus: Somente quando temos a disposição de negarmos a nós mesmos, vencemos o princípio do bezerro de ouro.
c. Não amaram os pais, familiares e amigos mais que a Deus: Dt. 33:8-10
d. Consagrai-vos hoje: No verso 29 Moisés diz: consagrai-vos. Sem consagração absoluta estaremos sempre sujeitos a bezerros de ouro em nossas vidas.

APLICAÇÃO PESSOAL
1. Qual é seu bezerro de ouro hoje?
2. Em algum momento, a obra de Deus se tornou um bezerro de ouro em sua vida?
3. Você está disposto a abrir mão do que for preciso para carregar a Glória de Deus, mesmo que para isto você tenha que esperar?


Pr. MÁRCIO GERDAN C. NASCIMENTO
AIDB SÃO LOURENÇO DA SERRA\SP